Nossas prioridades: a mulher Cananéia

No contexto Jesus pareceu ignorar o clamor da mulher gentia, nascida em um lugar reconhecidamente idolatra, por esse motivo, os judeus se referiam àquele povo como cachorros, imundos, impuros. Vamos entender porque eram chamados de Cachorros!

Conhecendo a história de Canãa de onde vinha aquela mulher Cananéia

Gn 10: 1- Estes pois são os filhos de Noé: Cam, Sem e Jafé.

Gn 10: 6- E os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

Gn 10:15- E Canaã gerou a Sidom

Gn 10: 19- E os cananeus habitaram Sodoma e Gomora

Dt 20:17- Destruirás totalmente os cananeus

A nação de Canaã, portanto, teve inicio com o filho de Noé chamado Cam, o que foi amaldiçoado por ter zombado da nudez do pai. Nos cultos que eram prestados pelo Cananeus sempre estavam presentes a figura de dois cães usando coleiras, que representam as constelações de Big e do Little Dog, próximas de Vênus.

Cachorros, portanto faziam parte do culto cananeu que exaltava a astrologia, talvez esse seja um dos motivos que levou os cananeus a serem chamados de “cachorros” pelos judeus. Eles literalmente cultuavam cachorros.

No texto diz que : O Pão é dos filhos – Fazendo então distinção entre os Judeus e os Filhos

Na história os Cananeus eram gentios( cachorros ), judeus filhos. Portanto, será que a resposta de Jesus para a mãe desesperada, traduzia um impedimento para o milagre? Seriam os cananeus indignos, impuros, a ponto de não merecerem pão, mas migalhas?

Ou seja, será que Jesus estava dizendo as Promessas, Palavra de Deus são para os filhos, mas para os Gentios são os restos ( as migalhas )?

Certamente não! Vamos entender o contexto: Em Mateus 8:11 está escrito que, Jesus cura o servo de um centurião Romano e após a cura, elogia a fé dele dizendo:

 “Digo-vos portanto que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino de Deus” OP texto que lemos não mostra isso, pelo contrário mostra que Jesus destina um lugar de honra também para gentios: sentados à mesa com Abraão, comendo do Pão.

O certo é que em momento algum nos Evangelhos, Jesus discrimina pessoas por etnia ou qualquer outra característica, pelo contrário em João 4: 1 -20 mostra que: Ele falou com uma samaritana e prostituta, quando ninguém dava o devido valor a ela. Judeus não falavam com samaritanos

Quando na bíblia ficou registrado este momento aonde Jesus não atende prontamente aquela mulher, Jesus estava doutrinando tanto disíipulos quanto a própria cananeia. Os discipulos tinha,m que aprender a não fazer acepção entre “ovelhas e cachorros” entre judeus e gentios: “Deus não faz acepção de pessoas” At 10:34. 

Vamos entender qual o significado de Jesus dizer aquela Mulher, os pães são destinados aos filhos!

Jesus conhece o ontem o hoje e o amanhã. Fica claro que foi revelado a Jesus as atitudes daquela mulher Cananéia ela mesmo confessa que havia um problema em casa na família Sua filha, ainda criança, estava possessa, um evidente sinal de que havia algo errado com a filha, mas por causa dela mesma que não priorizava a família..

Ficou isso claro pela própria mãe quando ela diz minha filha esta “violentamente atormentada”, e Jesus percebeu o problema nas atitudes da mãe pois a criança havia ficado em casa sob os cuidados de terceiros, enquanto ela (a mãe) buscava ajuda em Jesus.

A mãe, sempre escolhera o lado de fora de casa à companhia dos filhos ( outras pessoas que não faziam parte de sua família), nesse dia e momento critico, por um nobre motivo ela deixa sua filha só com terceiro (mais uma vez) escolheu sair e deixar alguém com a filha.

Não pude deixar de comparar a atitude da mãe, com a do centurião Romano que vendo o seu servo doente, preferiu ficar em casa, ao lado dele, dando assistência e pedir a um soldado que fosse ao encontro de Jesus. A história do centurião, transmite algo de bom sobre relacionamentos familiar, para o centurião seu servo era da família e então, ele manda um soldado atrás de Jesus.

E a mulher cananeia? No caso desta mulher Jesus quis ensiná-la, através do próprio exemplo, de que a prioridade nos relacionamentos é para família, para os filhos, as migalhas, para os “cachorrinhos”. Ao dizer aos discípulos: “Não fui enviado senão ás ovelhas perdidas de Israel”, Jesus já sabia exatamente o que viria na sequência de suas palavras.

Enquanto a mulher gritava por Ele, Ele caminhava e mesmo ouvindo o clamor, escolheu calar-se. Ele agiu semelhante ao apedrejamento da mulher adúltera: Ele escrevia na areia, enquanto cobravam Dele uma atitude. A atitude já estava tomada, mas todos ali precisavam de uma lição: “Quem nunca pecou, atire a primeira pedra”.

A atitude de Jesus para com a mulher cananeia também já havia sido tomada, Ele jamais a rejeitaria, Ele nunca abandona um clamor vindo de um coração sedento. Aquela mãe estava desesperada, porém precisava aprender. Fazer o milagre e despedi-la seria consentir que ela continuasse na mesma prática de negligenciar seu lar.

“Mulher, não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” 

Mulher cuida primeiro dos seus, depois dos de fora. Esse diálogo pareceu muito obvio para os discípulos, mas Jesus queria arrancar algo mais da mulher, Ele queria fazê-la compreender que não lhe bastaria receber o milagre, mas mudar a direção de sua vida, seu comportamento. E ela entendeu! Parecia improvável que entenderia algo tão profundo, mas em sua resposta estava à revelação de sua fé, daquilo que perscruta o Espírito Santo, que transcende o natural!

“Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento, sua filha ficou sã” 

E isso ficou registrado em Matheus 15: 21-28 :” Sim, Senhor, a partir de hoje minha filha se assentará à mesa a comer do pão, as migalhas serão para os cachorrinhos. Mateus diz que quem se assenta à mesa a comer pão, são as crianças. Algumas traduções trazem “da mesa de seus donos”. 

A palavra “cachorrinhos” no original grego, diz respeito a cachorro de estimação. Não são cachorros abandonados, de rua, mas mansos e domésticos.

Kunarion – cachorrinhos mantidos em casa como animais de estimação.

Foi uma forma carinhosa , usada por Jesus e não de agressão ou desdém. Os cachorrinhos, eram as muitas pessoas que recebiam atenção privilegiada da mulher cananeia. Não é errado sermos hospitaleiros e tratarmos bem os que não são de nossa família. Pelo contrário, a hospitalidade é recomendada, em Hebreus 13:2 diz: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.” 

Porém, a família não deve ser colocada em segundo ou último plano, em detrimento de outros: 1Tm 5:8 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”

Fé da cananeia

É certo que ela precisou se humilhar para ser exaltada . Precisou reconhecer suas falhas, experimentar o silêncio de Deus para perceber que o encontro com Jesus tinha o objetivo de transformar não apenas a vida de sua filha, mas dela própria e de seu lar.

Correr atrás de Jesus e reconhecer que Ele tem poder para fazer milagres, não é suficiente para encontrar a salvação e viver de forma vitoriosa. É preciso receber Jesus no coração, compreendendo o que Ele quer de nós, e obedecer.

Nenhuma fraqueza encontrada em nós deve ser motivo de vergonha para buscarmos a Deus, pelo contrário. Saibamos que Ele não rejeita os fracos e imperfeitos, mas os recebe com amor capaz de transformá-los em fortes:Salmos 118:14 :  “Porque o Senhor é a força de seu povo” 

Diante do silêncio de Deus ou de uma resposta inesperada, permaneçamos firmes, confiantes nos propósitos do Senhor.   Se a mulher tivesse se intimidado, desisitido, não teria voltado para casa e encontrando sua filha liberta, não teria ela mesmo sido transformada. Com Jesus no coração as mudanças tem que acontecer. Nem sempre da forma e no tempo que queremos, mas como precisamos.

Hoje o Senhor vem e fala conosco no sentido de nos alertar: com relação as  nossas prioridades:

Estamos destinando nossos pães, aos filhos ou aos animais de estimação?

Quem são nossos “cahorrinhos” ? Eles estão assentados à mesa ou comendo das migalhas?

Nosso pão: tempo, força, fé, trabalho … está sendo para Deus e a família ou para “os cachorrinhos”?

Lembre-se Cachorrinhos aqui não é uma questão de nacionalidade, mas de prioridades.

Quais tem sido nossas prioridades aquela mulher teve que ficar um tempo gritando atrás de Jesus para receber o milagre, nós hoje muitas vezes ficamos gritando por um milagre e ele não acontece porque ainda Deus quer nos fazer entender que o s pães: tempo, força, trabalho precisam ter como prioridades  Deus a nossa família.

Que Deus nos ajude a gastar nosso temo, força e trabalho com as coisas de Deus e com nossa família, só desta forma o milagre que tanto queremos vai se manifestar em nossas  vidas.

Pr. Celso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *