Estudo 1 Coríntios (parte 02)

Material em PDF

Capítulo para estudo: 1 Coríntios 2

1 Caros irmãos, quando estive convosco, não empreguei palavras caras nem ideias fascinantes para vos transmitir a mensagem de Deus. 2 Decidi que havia de falar apenas de Jesus Cristo e da sua morte na cruz. 3 Aliás apresentei-me junto de vocês consciente da minha fraqueza; eu vinha cauteloso e com receio. 4 A minha pregação foi muito simples, nada de retórica nem de sabedoria humana, mas o poder do Espírito Santo atuava, provando que essa mensagem era de Deus, 5 para que a vossa fé se apoiasse no poder de Deus, e não no brilho de ideias meramente humanas. 6 É claro que entre os crentes com maturidade espiritual, exprimo-me com palavras de sabedoria divina, e não daquela espécie que é característica desta terra e das pessoas em grande evidência neste mundo, que afinal estão destinadas a desaparecer. 7 Toda a sabedoria de que falamos é originária de Deus, é a expressão do sábio plano de Deus, desconhecido nos tempos antigos, ainda que tivesse sido elaborado em nosso benefício, antes que o mundo fosse criado. 8 Mas as altas personalidades deste mundo nada compreenderam dele; caso contrário não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 É esse o sentido das Escrituras quando dizem: As coisas que as pessoas jamais viram, nem ouviram, nem sequer puderam imaginar, foram as que Deus preparou para os que o amam. 10 E nós conhecemo-las porque Deus enviou o seu Espírito para no-las revelar; o seu Espírito perscruta e revela-nos os pensamentos mais profundos e escondidos de Deus. 11 Ninguém pode conhecer o que uma pessoa está a pensar, e como ela é realmente no seu íntimo, senão a própria pessoa. Também ninguém pode conhecer os pensamentos de Deus, se não for o seu próprio Espírito. 12 E Deus deu-nos o seu Espírito, e não o espírito característico deste mundo, para que nos revele as dádivas que ele graciosamente nos concede. 13 Ao dizer-vos isto não usamos palavras de sabedoria humana. Nós falamos palavras que nos são dadas pelo Espírito, e assim usamos as palavras do Espírito para explicar verdades espirituais. 14 Uma pessoa que não tenha o Espírito de Deus não pode compreender as coisas que o Espírito Santo nos ensina. Parece-lhe loucura, pois que só pelo Espírito Santo se podem perceber. 15 Uma pessoa espiritual tem a percepção de todas as coisas, mas os que são deste mundo não podem entendê- las. 16 Como poderiam? Porque: Quem seria capaz de conhecer os pensamentos do Senhor, de ser seu conselheiro. Mas nós compreendemos estas coisas porque temos a mente de Cristo.

Retórica: arte de bem falar, eloquência; Exprimir: comunicar, falar, discursar;
Perscrutar: Averiguar, investigar, sondar, esquadrinhar. Procurar saber, descobrir;
Dádivas: ação de oferecer algo valioso a alguém voluntariamente;)

Perguntas

  1. Para apresentar a Salvação em Cristo Jesus, como foi elaborado o discurso de Paulo? Como ele se sentia? (v 1, 2, 3, 4, 5) (o)
  2. A sabedoria tem origem em Quem? O que a sabedoria expressa? Ela abrange apenas o tempo atual? (v7) (o/i)
  3. Quem não compreende o plano de Deus? Havia um motivo para não compreenderem? O plano de Deus é destinado a quem? (v 8, 9)
  4. Quem compreende o plano de Deus?Como compreendemos? (v 9, 10, 11)
  5. Qual a importância do Espírito Santo de Deus? (v 11,12, 13, 14)
  6. Qual dádiva o Espírito nos concede e como Ele concede? (v 12) A sabedoria humana alcança a sabedoria divina? (v 12, 13) O que o Espírito nos dá e com elas explicamos o quê? (v 13)
  7. Por causa do Espírito temos percepção de quê? (v 15) Seria uma vantagem?
  8. Por que temos a mente de Cristo? (v 16)

Comentários

Paulo inicialmente reconhece sua incapacidade própria ao proclamar a palavra de Deus (v.1) Sua decisão foi apresentar Jesus, apenas. (v.2) Ele ressalta sua incapacidade como humano e seu medo (teve muito medo), porém com temor ao Senhor.(v.3) Ele não tentava trazer palavras pra impressionar ou que fossem convincentes. Apenas apresentou Jesus. E nisso o Espírito Santo se manifestou com Seu poder sobre as pessoas. (v.4) Basicamente, temos que confiar que o Espírito fará Sua parte quando apresentamos Cristo, e não em nossa sabedoria humana. E com outro tipo de discurso poderia ser mais fácil se inclinar a coisas que não se relacionam com Jesus, realmente. (v5) Aos espiritualmente firmes chega-se a um outro nível de sabedoria a ser compartilhada. (v6) Porém toda sabedoria vem de Deus, ela expressa todo o plano de Deus.(v7) O mundo não a compreende, e se compreendesse não teriam participado da maneira “correta” ao Seu plano.(v8) Deus fez todo esse plano para aqueles que O amam, para os do passado, presente e futuro. O incompreensível pela sabedoria do mundo. (v9) Coisas que são reveladas pelo Espírito Santo.

A importância do Espírito Santo.

O Espírito sabe as coisas de Deus, pelo Seu poder Ele nos revela. Deus nos deu Este Espírito para conhecer o que Deus nos dá, e que não de conhecimento a partir dos homens. (v10, 11 e 12) O Espírito nos dá palavras para explicarmos as verdades espirituais. Dependa dEle para falar. (v13) O Espírito concede o entendimento das verdades espirituais.(v14) Logo uma pessoa com conhecimento espiritual possui uma percepção diferente das pessoas do mundo, estas estão limitadas.(v15) Nosso conhecimento espiritual dos pensamentos de Deus provém de uma pessoa que possuí a mente de Cristo.(v16)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *